Loading...

CERVEJARIAS

.

Na indústria de cerveja, o ozônio é muito atraente, devido à natureza sensível do produto final. O uso do ozônio não deixa residual no processo de saneamento para alterar o sabor da cerveja.

Outra preocupação importante da indústria da cerveja é a a contaminação cruzada entre lotes, podendo estragar o sabor da bebida. O ozônio apresenta diversas vantagens sobre outras alternativas, incluindo maior tempo de higienização, qualidade e economia de energia e redução do uso de produtos químicos sem os subprodutos de desinfecção nocivos dos agentes químicos.

APLICAÇÕES

As aplicações típicas para o ozônio na indústria da cerveja incluem o seguinte:

  • Lavagem do Barril
  • Limpeza de Superfície e higienização de equipamentos
  • Limpeza de tanque
  • Clean-in-place (CIP) da tubulação e processo e transferência

Lavagem de barris : O ozônio pode aumentar o tempo de vida útil dos barris, impedindo o acúmulo orgânico que enfraquece a longevidade desses materiais preciosos, dimunuindo os altos custos de substituição de barris contaminados. Como resultado, a maioria das instalações de ozônio tem um retorno de investimento muito rápido.

Limpeza de Superfície e higienização de equipamentos: Uma ampla variedade de superfícies e equipamentos podem ser rotineiramente higienizados com água ozonizada para controlar os microrganismos indesejados e contaminação cruzada. Caixas de colheita, máquinas, tanques, caixas e até pisos podem rotineiramente ser eficazmente higienizados com ozônio. Garrafas e equipamentos de engarrafamento podem ser higienizados com ozônio também.

Limpeza de Tanques:Tanques de aço inoxidável podem ficar vazios por uma semana ou mais depois de sanitização inicial. As indústrias podem lavar todos os recipientes de aço inoxidável com água ozonizada imediatamente antes do enchimento para assegurar desinfecção adequada.

CIP de tubulação: O maior risco de contaminação do conteúdo em vinificação e cervejarias vem de transferência entre os tanques. Para atenuar esse risco, as indústrias adotam medidas rigorosas para os seus processos de CIP, que envolve limpeza e desinfecção de sistemas de bombas, tubulações, tanques, mangueiras, filtros, linhas de engarrafamento, etc com uso de detergentes, água pressurizada e produtos químicos, como soluções de cloro. Estas etapas de limpeza podem exigir várias lavagens, muitas vezes com água quente ou vapor, para remover os resíduos. Com ozônio, já parte integrante da CIP de higienização, este processo pode ser mais rápido, simples e econômico. Com menos tempo de inatividade do processo de produção a indústria pode aumentar sua rentabilidade. Um estudo de 2008, em uma fábrica de bebidas foi demonstrado que o processo de CIP consumia 180 minutos por dia de produção.

DETALHES

Gerador de Ozônio a gás para tratamento em  Periféricos na indústria cervejeira.
Absolutamente o sistema mais eficaz no mercado mundial para prolongar a vida útil do produto, totalmente ecológico. Através da injeção direta de gás de ozônio dentro dos periféricos é feita a sanitização e esterilização para próxima utilização. Está mundialmente reconhecido que as aplicações adequadas de ozônio esterilizam bactérias, germes, vírus e fungos. Esta técnica está se impondo como as  mais efetivas e ecológicas para o controle bacteriano na indústria cervejeira.

  • Utilizado para preservar a cevada e cereais maltados no local de armazenamento.
  • Laboratórios da cervejaria.
  • Sala de Envase.
  • Utiliza-se o gás de ozônio no malte antes da moagem para eliminar agentes patogênicos e assim manter as características originais organolépticas do malte de cevada.
  • Sala de fermentação antes do processo para evitar contaminação do mosto pelo ar.
  • Esterilização e eliminação qualquer tipo de odores indesatáveis em  ambientes da fábrica inclusive o sistema de ar-condicionado (ligado) que é um grande foco de agentes patogênicos.
  • O Gás de ozônio é totalmente ecológico substituindo os produtos químicos e não deixa nenhum tipo de residual.
  • O ozônio é 186 vezes mais forte que o cloro e 3000 mais rápido dua ação.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

A Ozoxi oferece ozonizadores  de diversos tamanhos para este segmento, permitindo o dimensionamento perfeito para a sua empresa.
Consulte a ficha técnica dos produtos ou fale com nossos assistentes.

Ficha técnica dos produtos relacionados a Cervejarias

VANTAGENS DO USO DE OZÔNIO NA PLANTA DA CERVEJARIA

  1. Reduzir o uso de água quente, gerando economia
  2. Redução drástica no uso de produtos químicos
  3. O ozônio é o mais forte oxidante, superior ao do dióxido de cloro, cloro ou ácido acético
  4. Não afeta negativamente barris ou sabor da bebida
  5. O ozônio reage com uma grande variedade de compostos orgânicos

ATENDIMENTO

Entre em contato com nossa Central de Atendimento

(12) 3322-0576

(12) 98131-0202
contato@ozoxi.com.br
2018-08-27T18:28:50+00:00